Skip to content Skip to footer

O que é sabonete Syndet? Entenda esta tecnologia!

Eu aposto que você já leu seguinte palavrinha em algum rótulo de sabonete: Syndet! Se não deu pra entender muito bem do que se trata, vem comigo que vou explicar tudo sobre esta tecnologia de limpeza ideal para peles secas e/ou sensíveis.

Higiene da pele

Para começar, é preciso ressaltar que a higiene do rosto e do corpo é fundamental. Porém, é como diz aquele ditado: “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”. Quero dizer com isso que, se você usar exageradamente (ou de maneira inadequada) qualquer agente de limpeza, pode sofrer alterações dermatológicas importantes.

Sabe por que?

Fonte: Eucerin

Porque a pele precisa ser limpa e, ao mesmo tempo, preservada! Quando falamos no assunto, é importante lembrar que sua camada mais superficial se chama epiderme. Ela está divida em subcamadas, sendo a mais externa a camada córnea. Ali, ficam as células mortas, que se mantêm unidas por meio de lipídios epidérmicos. Calma que vou deixar menos difícil!

Fonte: Eucerin

Então pensa assim: vista de maneira longitudinal, nossa pele é como um prédio cheio de andares. O mais alto deles protege todo o restante com seus tijolinhos (células mortas), que só permanecem no lugar graças ao cimento (os tais lipídios epidérmicos, ou seja, as gorduras). A esse conjunto, se dá o nome de barreira cutânea.

Ou seja…

Fonte: Eucerin

A parte da nossa epiderme que mais está em contato com o ambiente externo combate a penetração de substâncias nocivas, o que impede infecções e irritações. Além disso, ela determina o pH da pele, mantendo-o ligeiramente ácido (entre 4,7 e 5,75). Isso propicia a seleção de micro-organismos que podem ou não estar por ali. Olha como nosso corpo é inteligente! Pensando de dentro para fora, a barreira cutânea também evita a perda de água para não dar vez à desidratação.

Voltando à questão da limpeza, é preciso encontrar então um ponto de equilíbrio que favoreça a higiene, mas não danifique nossa proteção natural. Afinal, ao ser violada, várias questões dermatológicas podem acontecer, sendo as mais brandas a sensação de repuxamento e ressecamento da pele. E é aí que entra o sabonete Syndet!

Sabonete Syndet

Fonte: Eucerin

Quando falamos em sabonete para o rosto ou para o corpo, temos como versão tradicional os sabões alcalinos – ou seja, com pH básico, que geralmente varia entre 9 e 10. Já o sabonete Syndet apresenta pH entre 5,5 e 7, o que quer dizer que é de ácido para neutro. Lembra que comentei sobre o pH natural da pele? Há maior afinidade com ele, nesse caso!

Para chegar nesta tecnologia, a indústria misturou detergentes sintéticos (como lauril sulfato de sódio, laurato de sódio e cocoil isetionato de sódio) mais suaves, que mantêm com segurança a higienização da pele. Isso quer dizer que eles removem menos lipídios intercelulares, o cimento que segura os tijolinhos, lembra? Ou seja: temos aqui um agente de limpeza sem sabão.

De modo geral, o uso do sabonete Syndet evita problemas com ressecamento, irritação ou descamação, sendo que os produtos são recomendados para pessoas de pele seca e/ou sensível. Deu para entender o raciocínio? Agora que você já sabe do que se trata, vou sugerir a seguir alguns bons produtos para rosto e corpo que já testei e aprovei.

Curiosidade: o termo “Syndet” deriva da combinação entre “sintético” (synthetic) e “detergente” (detergent)!

Produtos com a tecnologia

Para o rosto

Indicado especialmente para as peles sensíveis, sensibilizadas ou secas, o Gel de Limpeza Facial Nutrel Sensitive conta com a tecnologia Syndet, que possui agentes suaves que limpam sem agredir. Gosto bastante desse produto: ele rende bem, é cheiroso e não deixa a pele com sensação de repuxamento. É gentil o suficiente para minha área mais chatinha do rosto, que são as bochechas (onde tenho rosácea). Isso tudo sem deixar a desejar no quesito limpeza, já que a minha zona T tende a ser mais oleosa. Vale a pena!

compre aqui

Para rosto e corpo

O Klaviê Clinical é um sabonete hipoalergênico indicado para uso diário. Ele é livre de fragrância, corantes e conservantes. Além do rosto, você pode usar no corpo se quiser! A indicação é para peles secas e sensíveis, já que limpa sem agredir, preserva a barreira cutânea e mantém o pH fisiológico da pele. O produto tem textura bem líquida e faz pouca espuma. Como dito, ele não tem cheiro nenhum mesmo, tá? A sensação ao usar é de que limpa de maneira sutil, deixando a pele com sensação macia, sem repuxar.

compre aqui

Para o corpo

Para manter a pele do corpo bem hidratada durante o frio (junto com a hidratação tradicional, é claro!), recomendo o Gel de Banho Hidratante Ureadin. Ele tem 5% de ureia na composição. O produto faz a higiene sem sabão enquanto respeita a barreira cutânea. Sua textura perolada, ao entrar em contato com a água, faz espuma. Pessoalmente, gosto disso! A sensação que ele deixa é de pele macia e bem cuidada. No geral, achei um bom aliado para dar aquela forcinha na secura da minha pele do corpo.

compre aqui

Vale dizer que nem sempre o nome Syndet vai aparecer de maneira destacada no rótulo, tá? Algumas marcas dão pistas sobre a tecnologia falando que o produto não tem sabão e que seu pH é adequado para a pele. Fique de olho!

leia mais: 5 sabonetes faciais para pele sensível

O post O que é sabonete Syndet? Entenda esta tecnologia! apareceu primeiro em Coisas De Diva – Resenhas sinceras e experiências da mulher adulta!.