Skip to content Skip to footer

O que é CBA? Entenda tudo sobre esse ativo natural de cosméticos!

Você sabe o que é CBA? E que ele vem de plantas amazônicas, tinha ideia? Pois chegou a hora de entender mais sobre esse ativo natural que está ganhando vez na formulação de cosméticos para pele e cabelo.

O que é CBA?

CBA é a sigla para  Cannabinoid Active System. O nome faz lembrar outra coisa, né? Mas, nesse caso, a palavra “cannabinoid” não tem relação direta com o Cannabidiol, também conhecido por CBD, que é extraído da Cannabis sativa (maconha). A nomenclatura só é próxima porque ambos têm um gatilho de atuação semelhante em nosso organismo, sendo considerados fitocanabinoides. A diferença é que o CBA é proveniente da biodiversidade Brasileira, em especial, da Amazônia.

Como aqui no Brasil o CBD tem uso liberado apenas para fins medicinais (mediante prescrição médica aprovada pela Anvisa), suas propriedades cosméticas, já bastante exploradas em outros países, acabam ficando de lado. É aí que entra o CBA como alternativa. Embora ainda não existam estudos suficientes para comprovar por A + B seus benefícios, a substância já é autorizada pelo órgão brasileiro. Sendo assim, estão pipocando por aí alguns produtinhos de pele e cabelo com o ingrediente!

Apenas pra reforçar: não, você não vai ficar chapada se usar um creme ou shampoo com CBA (nem mesmo com CBD), tá? hahahaha

Pra quê serve?

o que é cba

Pesquisas promissoras mostram que o CBA possui ação anti-inflamatória e ajuda na reparação de tecidos. Por conter ácido linoleico, o composto também é capaz de penetrar mais fundo nas camadas da pele. Considerando tudo isso, dá para dizer que ele pode acalmar rostos sensíveis e melhorar quadros de acne, por exemplo! Nos cabelos, esse canabinoide tem potencial de relaxar as cutículas dos fios, diminuindo a aparência do frizz e melhorando a maciez.

Onde encontrar

O principal motivo para a fama do CBA é o fato de ele ser um ingrediente natural, algo que tem um enorme apelo dentro da indústria cosmética. Sendo assim, você pode encontrá-lo em formulações de marcas menores e independentes, bem como na lista de ativos de grandes fabricantes. Eu encontrei até mesmo o primeiro alinhamento capilar de uso profissional do Brasil com CBA! Aqui embaixo, cito alguns produtos que contêm o composto:

o que é cba
  1. CBA Plants Portier: shampoo preparatório + creme de realinhamento capilar para uso profissional
  2. Balm CB2 Simple Organic: hidratante facial em stick para todos os tipos de pele (compre aqui)
  3. Óleo para Barba Calmante CB2 Don Alcides: alivia irritações e reduz a vermelhidão na pele (compre aqui)
  4. Linha CBA Amazônico Maria Margarida: hidratante + tônico que acalmam a pele (compre aqui)
  5. CB2 Wellness Balm Anna Pegova: bálsamo calmante e anti-inflamatório para peles sensíveis (compre aqui)
  6. Linha Chapada que já foi Mar Lola Cosmetics: sabonete em barra + manteiga hidratante para relaxar (compre aqui e aqui)
  7. Bio-Desodorante de CBA & Camomila Bergamía: protege as axilas do mau odor e da inflamação (compre aqui)
  8. Máscara Maria Natureza Reconstrução Reparadora Salon Line: efeito calmante, relaxante e rejuvenescedor (compre aqui)

Vale dizer que algumas marcas falam em CBA, CBA Amazônico e CB2 – é tudo a mesma coisa, tá?

Agora que você sabe o que é CBA, me conta: usaria? Eu já estou testando algumas coisinhas e volto com uma resenha completa por aqui, combinado?

O post O que é CBA? Entenda tudo sobre esse ativo natural de cosméticos! apareceu primeiro em Coisas De Diva – Resenhas sinceras e experiências da mulher adulta!.