Skip to content Skip to footer

Como arrumar a franja? Veja o que faço na minha!

Finalmente cortei o cabelo e veio novidade por aí! Se você segue a gente no Instagram, já deve saber que tô franjuda de novo! E isso com certeza me leva a colocar alguns passinhos a mais na rotina de cuidados capilares. Pois quero mostrar a seguir como arrumar a franja de uma forma fácil e amigável para as desajeitadas como eu!

Como arrumar a franja

Não vou focar nas coisas de banho porque nesse ponto continua tudo igual, tá? O que mudou mesmo foi a parte da secagem, com certeza. Uso meu secador velho de guerra Tourmaline Íon, da Taiff, para essa tarefa (aqui a versão atual dele).

#1 Proteção térmica

Ao sair do chuveiro, sempre desembaraço os fios com minha amada escova Tangle Teezer – o modelo com cabo se chama The Wet Detangler. Ele é perfeito para usar nos cabelos úmidos! Feito isso, entro com algum protetor térmico, que é essencial para não danificar as madeixas por causa da fonte direta de calor. Aqui embaixo estão 4 opções perfeitas para fios lisos e finos como os meus, com links para os produtos e para suas resenhas:

  • Fluido Antiumidade Blindagem Essencial Amend: compre aqui | resenha
  • Protetor Capilar Photoage Dermage: compre aqui (use o cupom COISASDEDIVA para 10% de desconto) | resenha
  • Fluido Reparador Essential Braé: compre aqui | resenha
  • Spray Multifuncional Hidratei: compre aqui | resenha

#2 Secagem + escova

Aí sim eu vou responder à pergunta: como arrumar a franja? Para isso, comprei uma escova redonda de cerdas naturais em tamanho médio – é a Madeira Pro, da Belliz (tem aqui). O ideal seria ter comprado uma maior e outra menor do que essa, porém, fiquei no meio termo porque foi o que achei na loja quando procurei.

E, quer saber? Está dando certo! Primeiro, seco os cabelos com o jato quente de qualquer jeito mesmo. Depois que a raiz está sequinha, uso o secador na vertical para baixar o frizz e manter o alisamento. Então, coloco a escova embaixo da franja, rodando para dentro enquanto vem o ar quente. Isso faz com que os fios fiquem menos lambidos, sabe? Depois, arrumo as laterais rodando a escova para fora, também com o jato quente.

Não sou muito boa de escova não, tanto que no restante das madeixas ou não faço nada ou passo minha escova secadora da Philco (que é muito grande para usar na franja). O modelo mais atual dela se chama Soft Beauty Rose. Mas assim: mesmo sendo desajeitada, esses movimentos na franja que o cabeleireiro me ensinou dão certo, viu?

#3 Finalização

Uma coisa legal de fazer para fechar com chave de ouro todo o trabalho é passar um óleo finalizador na extensão e pontas. Aqui embaixo estão 3 opções que eu vou alternando:

  • Óleo Capilar Bifásico Nutrição Vult: compre aqui
  • Óleo Brilho Lamelar Tresemmé: compre aqui | resenha
  • Óleo Braé Revival Gorgeous Shine: compre aqui | resenha

#4 Manutenção

Bacana, né? Contudo, entretanto, todavia… A franja é um SER com vontade própria, hahahaha! A minha fica linda assim que eu termino de ajeitar – só que, se estiver calor, a coisa muda de figura rapidamente. Pois é, eu tive a brilhante ideia de cortar no frio curitibano de 10 graus, esquecendo que no outono de São Paulo faz 30 de máxima! Tô orando pra esfriar e eu poder ficar em paz.

Infelizmente, eu suo pra caramba na testa e na cabeça, o que faz as mechas grudarem na pele e os fios levantarem voo com o frizz. É um saco? É. Fico feliz? Não. Mas o que fazer, né? Vou manejando conforme posso. Comprei uma escova de bolsa com espelho na Shopee (aqui, ó) para carregar comigo e pentear os cabelos quando sinto necessidade.

Se a bichinha fica oleosa, já taco shampoo a seco! Atualmente, estou usando o Fresh, da Batiste (compre aqui), e estou gostando bastante. É um bom quebra galho que deixa um aspecto limpo e, de quebra, dá uma modelada legal.

Resumindo: minhas dicas de como arrumar a franja são boas, porém, tudo vai depender do seu tipo de fio, do corte feito, das condições ambientais… Enfim, há muitas variáveis!

Em vídeo

O post Como arrumar a franja? Veja o que faço na minha! apareceu primeiro em Coisas De Diva – Resenhas sinceras e experiências da mulher adulta!.